quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Expedição 1 - Redes de Distribuição, Incidências sobre o prazo de entrega, A forma de embalagem dos materiais para expedição, Incidência sobre a imagem da empresa, A dimensão do lote e a frequência de expedições, Contratação da distribuição e Distribuição e Planejamento das Necessidades

Redes de Distribuição
As redes são distribuidas por:
·         Um conjunto de instalações que fazem recepções,armazenagens e expedição de materiais
·         Um conjunto de rotas que interligam tais instalações
·         Meios que permitem transporte de mercadorias

Os meios de transporte utilizados nessas distribuições são: Meios terrestres, meios marítimos e meios aéreos.
Existem três tipos de redes de distribuição e são elas: redes arborescentes, redes coalescentes e redes em séries.
As redes de distribuição são cnstituidas por instalações de expedição, recepção e armazenagem.

v  Meio de Transporte Adequado

Meios Aéreos
Tem vantagens na velocidade, e desvantagens no custo de frete. É utilizado para produtos de alto valor. Normalmente se recorre a este tipo de transporte, quando a entrega é de longa distância.
Meios Ferroviários
É o transporte de cargas pesadas e seu preço é o mais reduzido.
Meios Marítimos
É um transporte mais lento, mas também é mais barato. Também é utilizado em transporte de cargas pesadas.
Pepeline
São meios de transporte para um determinado tipo de produto, no caso: os liquídos e os gases. Ele tem um elevado custo de manutenção por causa das inspeções frequentes ao seu funcionamento.
Meios Rodoviários
É o transporte por caminhão. Permite rapidez em entregas de curta distância.
Incidência sobre o preço

O custo do transporte está  de acordo com o fornecedor ou pelos clientes, depende do contrato. Já no transporte internacional, recorre-se a diferentes alternativas designadas por incoterms.

Incidências sobre o prazo de entrega
O prazo de entrega em alguns mercados é considerado uma grande vantagem competitiva. Mas os clientes se importam com:
Quando os produtos estão disponíveis nos armazéns ou lojas? E se o prazo de entrega é concreto ou é necessário previnir atrasos?
Estas perguntas são praticamente respondidadas com uma palavra: Transporte. Pois, o tempo de transporte é o que gera a importância do prazo de entrega, e se um sistema de transporte é mal administrado isso gera atraso nas entregas. E a empresa fornecedora sera culpada, trazendo assim prejuízo na demanda dos pedidos.

Incidência sobre a imagem da empresa
Como foi dito, o transporte atrai influências para a imagem da empresa. Escolhas erradas podem causar:
·         Atraso nas entregas.
·         Entregas Incompletas.
·         Produtos ou embalagens deterioradas.
·         Desavenças entre fornecedores e cliente.

Quando os clientes veêm os produtos nos Show-roons dos fornecedores é como eles desejam recebe-los .
A embalagem, a pontualidade e a qualidade da entrega são o que fazem a imagem da empresa. Esta terá um custo maior para proporcionar estas qualidades aos clientes, porém, são estas escolhas que mais atraem a atenção dos clientes.

A forma de embalagem dos materiais para expedição
A forma como os produtos são embalados dependem únicamente de seu estado de transformação. Existem três formas de embalar:
·         Por grosso;
·         Produtos em curso de fabrico; (individualmente)
·         Produtos acabados. (individualmente)
Cada tipo de produto necessita de um tipo de embalagem durante o transporte.
Produtos como carvão e outros minerais são embalados por grosso. Outros exemplos são: ferramentas de jardinagem,  hardware e roupas.
Outro tipo de embalagem é utilizado em produtos em curso de fabrico ( produtos que são utilizados na produção de outros). Esta embalagem é utilizada apenas para proteger os produtos durante a operação do transporte.
E a embalagem para produtos acabados, estas embalagens além de proteger o produto também se auto promovem. Esta é a embalagem que fica exposta nos mercados, mercearias, entre outros, e que promovem o produto ,pois, atraem os clientes com suas cores, apelando assim pelo seu consumo. Sua responsabilidade é conjunta da engenharia e marketing.

A dimensão do lote e a frequência de expedições
A determinação do número de expedições e a dimensão do lote expedido é uma das questões mais importantes na gestão de transportes. Mas existem outros factores que influenciam o dimensionamento desse lote, tais como a propriedade das encomendas, datas de entrega e a distância entre os tempos de funcionamento e de consumo. Reduzindo assim o custo de transporte.
Porém, filosofias como Just in Time elevam o número de entregas com menos quantidade. Também é importante considerar a possibilidade de expedições de mercadorias para uma instalação – transbordo – em plataformas logísticas. Agrupando assim, um conjunto de produtos e expedi-los mudando ou não, o meio de transporte.

Contratação da distribuição
Transporte: Baseasse em alugar caminhões com motorista ou não, trabalhando com a entrega rodoviária de cargas e entrega de encomendas.
Logística: Contrato de distribuição, armazenamento de encomendas.
Armazenagem: Lugar onde armazenado os pedidos, movimentação e manutenção de materiais.
Vantagens de subcontratação de ações logísticas de distribuição são que o operador logístico que se especializou na área tirará vantagens sobre isso, assim sendo superior aos da empresa que não são tão preparados assim.
Com o compartilhamento de recursos faz com que melhore a utilização dos veículos, mantendo um, um melhor aproveitamento de veículos e armazéns em caso de produtos de consumo.
Pode ser necessário uso de armazéns e veículos para produtos fabricados, tal qual obriga a recorrer às técnicas industriais. Existe uma menor flexibilidade para preparar e organizar técnicas especiais, isso entre outras podem ser parte de uma serie de desvantagens.

Distribuição de Planejamento das Necessidades
O planejamento é uma técnica utilizada para descobrir quais são as necessidades de distribuição, tais quais são: identificar os níveis mais próximos aos clientes, formular uma recepção que seja agradável que chegue de forma necessária.
                                                                                                          
Resumo
As atividades de distribuição logística mantêm uma coordenação onde distribuem suas mercadorias, em uma rede de distribuição é necessário um transporte para que efetuem a movimentação de produtos no exterior. É fundamental que tenham um meio de transporte adequado e eficiente, que supra as expectativas de entrega no prazo certo, que tenham preços acessíveis, assim garantindo credibilidade da empresa.
Neste artigo, foram apresentadas problemáticas na utilização de frota própria ou contratada, deixando claro todas as funções logísticas encontradas.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Avaliação de Desempenho Logistico de um Centro de Distribuição


O setor supermercadista e um grande fomentador do crescimento econômico dos Pais, suas principais características similaridade no preço, variedade de produtos tecnologia e serviços. O setor logístico vem surgindo nos centro de negócios e as empresas que se concentravam na questão competitiva, para que atenda o melhor os clientes. O centro de distribuição representa um elo fundamental na cadeia de suprimento, para que concentre grande parte dos estoques da cadeia e dos custos de armazenagem movimentação, recebimento, expedição este procedimento é de extrema importância ao setor supermercadista, desempenho e avaliação do setor logístico.
Na primeira seção relata informação sobre o setor supermercadista brasileiro, um dos mais importantes do varejo nacional, com faturamento em 2005 de R$106,4 bilhões, com mais de 70 lojas, onde passa e esta passando por grandes transformações. Com a Implantação do Código de Defesa do Consumidor 1991, Plano Real 1994 foi marcos da mudança, onde ocorreu a maior concorrência no setor supermercadista para atender consumidores cada vez mais conscientes dos seus direitos.
Na segunda seção passa sobre avaliação de desempenho, onde esse processo de avaliação ocorre no ambiente empresarial é de grande importância para tenha um sistema de controle de ser eficiente e eficaz, implantando o sistema de medição de desempenho que possui alguns benefícios a performance da empresas.
Razzolini F° (2000), definiu cinco questões básicas que devem ser repondida para que possa definir a estratégia de avaliação:

a)    Por que avaliar o desempenho?
Visualizar o atendimento do cliente.
b)    O que avaliar como desempenho?
Obter as expectativas do cliente e o planejamento interno da empresa.
c)    Como avaliar o desempenho?
Evitar indicadores ruins que originam resultados de difícil quantificação.
d)    Quando avaliar o desempenho?
Ao planejar os indicadores, definir os períodos de medição.
e)    O que fazer com os resultados da avaliação?
Ter como base de decisão para tomar decisão por parte da empresa.

Na terceira seção o estudo de abordagem sobre avaliação de desempenho a dois autores Bowersox e Closs (2001), que para esses autores há três objetivos principais do desenvolvimento da implementação da avaliação de desempenho:
- Monitorar: acompanha o desempenho histórico do sistema logístico para que a gerência e os clientes sejam mantidos informados.
- Controle: acompanha o desempenho e é utilizado para aprimorar um processo logístico e colocá-lo em conformidade quando excede os padrões de controle.
- Direcionamento: é projetado para motivar o pessoal.

Os autores classificam as medidas de desempenho em:
- Mensuração Interna: concentram-se na comparação de atividades e processos em metas ou operações anteriores. Utilizadas frequentemente, pois a gerência compreende a origem das informações sendo relativamente fácil de coletá-las. As medidas de desempenho são classificadas em categorias: custo, serviço ao cliente, medidas de produtividade, mensuração dos ativos e qualidade.
- Mensuração Externa: utilizadas para monitorar entender e manter uma perspectiva orientada ao cliente além de obter idéias inovadoras de outros setores, são classificadas na avaliação da percepção do cliente e benchmarking.
Na quarta seção “Como medir o desempenho da logística?”
Segundo Maria Rey é construída de acordo com os elementos que melhoram a competição da empresa, na qual utiliza quatros elementos essenciais: custo, produtividade, qualidade e tempo.
O conjunto de indicadores segundo a autora estaria completo, quando fossem medidos de acordo com cinco processos básicos da logística: suprimentos e manufatura, serviço ao cliente e processamento de pedidos, planejamento e administração de materiais, transporte e distribuição, armazenagem.
Juntando os quatro grupos de indicadores com os cinco processos, daria uma matriz das inter-relações.
Para escolher os indicadores, deve satisfazer as necessidades de desempenho, das inter-relações, quantificar as contribuições de cada processo especifico, ter facilidade na medição e padronizar para a permissão do benchmarking.

Na quinta seção relata sobre avaliação de desempenho de um centro de distribuição do setor supermercadista.
Podemos classificar os processos da natureza das atividades logísticas realizadas em CD’s nas empresas supermercadistas em: recebimento, armazenagem do produto, movimentação horizontal e vertical de produtos, estoques, expedição e transporte.
Após encontrar a matriz, devem-se definir os indicadores relacionados a cada um dos elementos da matriz, podendo ser definido como: custo, produtividade, qualidade e tempo.
Essa matriz tem por objetivo ressaltar o modelo, buscando a padronização dos indicadores posteriores a benchmarking, na qual sua requere sua analise mais detalhada da empresa que deseja-se avaliar.
            Para Grudtner, são desenvolvidas mais etapas para os indicadores para sua avaliação de desempenho: medição, comparação dos valores, e no caso de desvios, investigação das causas, estudo e desenvolvimento, assim ocorrendo a “realimentação” do processo.
Considerações Finais
Neste trabalho apresentou um modelo de avaliação de desempenho logístico, com as condições de um CD do setor supermercadista. Essa avaliação de desempenho logístico é um assunto de grande importância, porem poucos trabalhos foram feitos focando um centro de distribuição pertencente no setor supermercadista.