segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Avaliação de Desempenho Logistico de um Centro de Distribuição


O setor supermercadista e um grande fomentador do crescimento econômico dos Pais, suas principais características similaridade no preço, variedade de produtos tecnologia e serviços. O setor logístico vem surgindo nos centro de negócios e as empresas que se concentravam na questão competitiva, para que atenda o melhor os clientes. O centro de distribuição representa um elo fundamental na cadeia de suprimento, para que concentre grande parte dos estoques da cadeia e dos custos de armazenagem movimentação, recebimento, expedição este procedimento é de extrema importância ao setor supermercadista, desempenho e avaliação do setor logístico.
Na primeira seção relata informação sobre o setor supermercadista brasileiro, um dos mais importantes do varejo nacional, com faturamento em 2005 de R$106,4 bilhões, com mais de 70 lojas, onde passa e esta passando por grandes transformações. Com a Implantação do Código de Defesa do Consumidor 1991, Plano Real 1994 foi marcos da mudança, onde ocorreu a maior concorrência no setor supermercadista para atender consumidores cada vez mais conscientes dos seus direitos.
Na segunda seção passa sobre avaliação de desempenho, onde esse processo de avaliação ocorre no ambiente empresarial é de grande importância para tenha um sistema de controle de ser eficiente e eficaz, implantando o sistema de medição de desempenho que possui alguns benefícios a performance da empresas.
Razzolini F° (2000), definiu cinco questões básicas que devem ser repondida para que possa definir a estratégia de avaliação:

a)    Por que avaliar o desempenho?
Visualizar o atendimento do cliente.
b)    O que avaliar como desempenho?
Obter as expectativas do cliente e o planejamento interno da empresa.
c)    Como avaliar o desempenho?
Evitar indicadores ruins que originam resultados de difícil quantificação.
d)    Quando avaliar o desempenho?
Ao planejar os indicadores, definir os períodos de medição.
e)    O que fazer com os resultados da avaliação?
Ter como base de decisão para tomar decisão por parte da empresa.

Na terceira seção o estudo de abordagem sobre avaliação de desempenho a dois autores Bowersox e Closs (2001), que para esses autores há três objetivos principais do desenvolvimento da implementação da avaliação de desempenho:
- Monitorar: acompanha o desempenho histórico do sistema logístico para que a gerência e os clientes sejam mantidos informados.
- Controle: acompanha o desempenho e é utilizado para aprimorar um processo logístico e colocá-lo em conformidade quando excede os padrões de controle.
- Direcionamento: é projetado para motivar o pessoal.

Os autores classificam as medidas de desempenho em:
- Mensuração Interna: concentram-se na comparação de atividades e processos em metas ou operações anteriores. Utilizadas frequentemente, pois a gerência compreende a origem das informações sendo relativamente fácil de coletá-las. As medidas de desempenho são classificadas em categorias: custo, serviço ao cliente, medidas de produtividade, mensuração dos ativos e qualidade.
- Mensuração Externa: utilizadas para monitorar entender e manter uma perspectiva orientada ao cliente além de obter idéias inovadoras de outros setores, são classificadas na avaliação da percepção do cliente e benchmarking.
Na quarta seção “Como medir o desempenho da logística?”
Segundo Maria Rey é construída de acordo com os elementos que melhoram a competição da empresa, na qual utiliza quatros elementos essenciais: custo, produtividade, qualidade e tempo.
O conjunto de indicadores segundo a autora estaria completo, quando fossem medidos de acordo com cinco processos básicos da logística: suprimentos e manufatura, serviço ao cliente e processamento de pedidos, planejamento e administração de materiais, transporte e distribuição, armazenagem.
Juntando os quatro grupos de indicadores com os cinco processos, daria uma matriz das inter-relações.
Para escolher os indicadores, deve satisfazer as necessidades de desempenho, das inter-relações, quantificar as contribuições de cada processo especifico, ter facilidade na medição e padronizar para a permissão do benchmarking.

Na quinta seção relata sobre avaliação de desempenho de um centro de distribuição do setor supermercadista.
Podemos classificar os processos da natureza das atividades logísticas realizadas em CD’s nas empresas supermercadistas em: recebimento, armazenagem do produto, movimentação horizontal e vertical de produtos, estoques, expedição e transporte.
Após encontrar a matriz, devem-se definir os indicadores relacionados a cada um dos elementos da matriz, podendo ser definido como: custo, produtividade, qualidade e tempo.
Essa matriz tem por objetivo ressaltar o modelo, buscando a padronização dos indicadores posteriores a benchmarking, na qual sua requere sua analise mais detalhada da empresa que deseja-se avaliar.
            Para Grudtner, são desenvolvidas mais etapas para os indicadores para sua avaliação de desempenho: medição, comparação dos valores, e no caso de desvios, investigação das causas, estudo e desenvolvimento, assim ocorrendo a “realimentação” do processo.
Considerações Finais
Neste trabalho apresentou um modelo de avaliação de desempenho logístico, com as condições de um CD do setor supermercadista. Essa avaliação de desempenho logístico é um assunto de grande importância, porem poucos trabalhos foram feitos focando um centro de distribuição pertencente no setor supermercadista.

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