sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS APLICANDO O SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Administração de Materiais inventem na automação das empresas ocorre na área comercial (vendas) ou produção, este setor de materiais se possui informações confiáveis como o que aconteceu, o que esta acontecendo, prever o que irá acontecer que pode ser obtida através do Sistema de Informação, com essas informações confiáveis uma empresa consegue reduzir os seus custos, e assim aumentando o lucro, pois Administração de Materiais é o grande responsável pelos vários custos das empresas.
            A Administração de Materiais baseia-se em na técnica de Data Warehouse que permite analise de informações que são obtidas ao longo do tempo, que favorece uma tomada de decisão e assim causando uma maior lucratividade nos negócios, esta técnica tem como finalidade atender as necessidades de analise e tratamento de informações de usuários, como monitorar e comparar as operações atuais com as passadas, e com isso prever as situações futuras,       técnica é um banco de dados onde são salvas as informações para que sejam aproveitadas,  onde vamos relataremos informações em seções.
            Na primeira seção relata informação sobre sistema de informação, e a sua influencia
            Segundo Binder, Furlan e Oliveira, o gerenciamento de sistemas de informações é abrangente, na qual se encontra uma diversificada quantidade de termos, com o objetivo de caracterizar o SI (sistema de informação)
O sistema de informação gerencial (SIG) é voltado aos administradores e não esta preocupada com resultados diários, com objetivo de planejamento de metas estratégicas. O sistema de apoio a decisão (SAD) permite acesso a dados corporativos, auxilia em decisões, classificações de riscos e na escolha de uma boa alternativa. O sistema de informação executiva (EIS) é a tecnologia que integra num único sistema, que facilita ao executivo, encontrar as informações mais criticas.
- Data Warehouse
Para Oliveira, somente simples organizações não possuem o gerenciamento de informações, onde sua ferramenta para organizar seria o banco de dados.
Segundo Inmon, Data Warehouse seria um banco de dados especializado, que integra o fluxo de informações. Sua função seria tornar informações corporativas acessíveis para o atendimento, gerenciamento e utilização. Para Oliveira, os dados utilizados pelo Data Warehouse, deveriam ser orientados por assunto, integrados e não voláteis.
            Segunda seção informa sobre Granularidade.
                        Para Oliveira, granularidade envolve o detalhe para a sumarização de dados. Decisões do nível de granularidade das informações do Data Warehouse afeta o volume contido. Inmon diz que ela afeta o volume de dados, o tipo de consulta, que pode ser atendida. Com granularidade baixa, é possível responder qualquer consulta, mas é preciso uma grande quantidade de recursos computacionais para responder perguntas especificas. A técnica de granularidade baseia-se na definição do conjunto de dados a serem disponibilizados com nível baixo de granularidade e o conjunto histórico com um nível méis alto.
- Desenvolvimento do protótipo e especificação
Foi baseado na metodologia de desenvolvimento de sistemas analise estruturada.para Martin, a analise é uma fase critica do desenvolvimento de sistemas, afetando as fases seguintes do desenvolvimento. O protótipo EIS pretende auxiliar com informações sobre quanto foi comprado em valores e quantidades de determinados fornecedores.
            Terceira seção relata sobre a implementação do Data Warehouse.
            Na seqüencia, temos a apresentação de algumas telas do protótipo. Inicialmente, a tela de apresentação do protótipo desenvolvido, logo após, a tela para carga e atualização dos dados para o Data Warehouse (DW), sendo possível atualizar diariamente, semanalmente e mensalmente. Nesse processo, os valores por nota fiscal por fornecedor são carregados para o DW. Sendo semanalmente o modo de atualização, os dados de materiais e fornecedores são passados para o DW. Extraídos do banco de dados para o DW. Já no processo mensal, os valores são carregados para o DW e os dados são extraídos do banco de dados.
Visualiza-se a seguir a tela de abertura do sistema, depois pode se visualizar a tela principal do sistema, podendo ser alterado a área de informações, podendo obter informações da área de produção, planejamento e controle de produção. No departamento de materiais estão disponíveis três opções sendo: Almoxarifado, Compras e Importações. Sendo possível também escolher o modo Fornecedor, então a tela que irá abrir será a das compras anuais (mensais), iniciando nos maiores fornecedores. E podendo também, ser utilizada a técnica de granularidade.

Considerações Finais

Os Sistemas de Informações (SI) fazem parte da estratégia de administração das empresas modernas, pois hoje em dia as coisas acontecem com muita rapidez nem sempre podendo ser tudo previsto. E para os executivos os Sistemas de Informações são essenciais para uma boa administração. 
Data Warehouse pode ser classificado como um armazém de dados extraídos do ambiente operacional da empresa. Podendo ser ideal para a construção de um SI, pois este é um programa de alta confiabilidade. O DW pode demorar anos para ser totalmente construído, pois sempre tem de ser atualizado estando assim apto a responder as questões propostas pelo executivo. Utilizando a definição da técnica de granularidade, sendo essa uma das principais características do Data Warehouse.