sábado, 25 de junho de 2011

Estratégia, Administração Estratégica e Estratégia Corporativa: Uma Sístese Teórica

           O Planejameno é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parametros que vão direcionar a organização das empresas a considção da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramnta que municie de informações para a tomada de decisãoajudando-os a atuar de forma pró-ativa antecipando-se as mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.
Sintonizando com tais tendências, o presente relatório esta estruturado em 5 sessões, além das considerações finais.
          Na primeira sessão vamos realtar o porte das organizações e sua complexibilidade estrutural, relacionado ao ritmo das mudanças ambientais da organização tem exigidouma capacidade de formular e implementar estratégias que ajudam a infrentar problçemas e com objetivos de curtos, médio e longo prazo.
          Na segunda sessão, vemos como o termos "Estratégia" surge a cerca de 3000anos, e nesse termo em que os homens conseguem ver  as taticas e não as estratégias, "Todos os homens podem ter  as taticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguem consegue ver é a estratégia a partir da qual as grandes vitórias são obtidas - (Sun Tzuo). A palavra Estratégia vem do grego, que significa "Arte do Geral". No momento em que a estratégia começou a ser usada como uma forma de "guerra", passou a  ter o sentido de habilidades administrativas (450 a.C), tambem significou habilidades gerenciais (administrativas, liderança, oratória, poder). E na época de Alexandre significava habilidades para vencer um oponente, "saber conduzir um exército em tempo de guerra." Origina-se assim como um meio de "um vencer o outro".
         Na terceira sessão relatamos a evolução da estratégia na administração que por sinal demorou a se tornar uma das disciplinas do Conhecimento Administrativo. Originou-se por influencias da sociologiae economia, uma evolução das teorias organizacionais. Só depois dos anos 50 a administração estratégica, passou a ser usada pelas empresas, e foi nos anos 60 e 70 que houve seu desenvolvimento. Antes da Administração Estratégica as empresas tinham maior preocupação com a melhor eficiência dos produtos, e isso porque antes dos anos 70 não existia tanta concorrência como há agora.
           Na quarta sessão vemos a Administração Estratégica como uma das mais novas disciplinas na área de Administração. Uma organização, mesmo sem saber acaba por adotar uma estratégia, mesmo quando decide não adotar estratégia alguma. A estratégia auxilia na integração da organização ao seu ambiente e no desenvolvimento, para que consiga atingir seus objetivos e sua missão. Na tabela abaixo, vemos os componentes da estratégia, os seja, o modo como ela é desenvolvida.


Tabela: Componentes da Estratégia


Conjunto de Produtos e Mercados
Vetor de  Crescimento (desenvolvimento de produtos e diversificação
Vantagem competitiva (potencialidades superiores)


Sinergia


          Na quinta sessão vemos o que é e os tipos de Estratégias Coorporativas.
          A estratégia coorporativa é o nível mais alto da estratégia empresarial, e pode ser definida como o tipo de estratégia que trata de questões mais amplas, como em que negócios atuar e como explorar as sinergias entre as unidades de negócio. A estratégia coorporativa apresenta as caracteristicas que se uma empresa rejeitar pode levar ao fracasso toda estratégia de uma organização. A diversificação na estratégia representa presença empresarial em varios setores. Com a missão de resolver as dificuldades encontradas pelas empresas, a estratégia depende das condições de estrutura da empresa.

Tabela: Tipos de Estratégia Corporativa 

Estratégia Corporativa

Definição/Execução
Gestão de Portfólio

É a mais utilizada, exige uma grande quantidade de informações, disposição para de desfazer rapidamente de unidades de negócios com baixo desempenho. Consiste na diversificação por meio de aquisição de empresas que estejam subordinadas e na autonomia das unidades de negócios.

Reestruturação

A empresa se transforma em uma reformadora ativa, das unidades de negócios. É usado para reverter o quadro de desenvolvimento da organização.

Transferência de atividades

Capacidade de execução de transferência de habilidades

Compartilhamento de atividades

É um meio de compartilhar os benefícios com mercados diferentes,