quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Globalização e a Gestão Ambiental da Rede de Pós-serviços

            As redes de serviço estão em crescimento no século XXI, não pode realizar a prestação de serviço, sem antes ter um orçamento, principalmente no mundo esta havendo mudanças econômicas e crescentes impactos ambientais.
            Em relação à prestação de serviços apresentam dificuldades básicas: divulgação e busca de um determinado serviço realizado por um profissional, e da satisfação do cliente e consumidor. Os serviços privados, por exemplo: ligação elétrica, planejamento de consumo, expansão da rede elétrica e religações, esses serviços no Brasil esta havendo um alto índice de insatisfação quanto a qualidade.
          Os novos modelos de organização dos serviços públicos apresentam dois objetivos básicos: a criação de um ambiente competitivo no setor e a universalização dos serviços.
Houve um estudo que obteve uma investigação que se as redes de pós-serviços é a parte de uma engrenagem maior no processo de Globalização, e houve um aumento da degradação ambiental.
          No relatório, será estruturado em cinco seções: 1° seção relata o conceito, a definição de pós-serviços, 2° seção são as características de pós-serviços, 3° seção informa os tipos, a qualidade e quais são as indústrias de pós-serviços, 4° seção relata os níveis de hierarquia, 5° seção o aumento da degradação e as  considerações finais.
          Na primeira seção, relata o conceito de pós-serviços que é bastante complexo, e ainda está em construção, esse conceito pode ser informado pelas suas características, como no exemplo do serviço de saúde direto concedido a todos os cidadãos que constitui o pais, é uma prestação de um serviço publico ou privado. Mas o que é valido é o desempenho de toda a rede de serviços quanto ao atendimento eficaz e da satisfação do cliente-consumidor.
          Atualmente há muitos prestadores de serviços, e querendo oferecer o serviço de melhor qualidade mais requer maiores esforços, que seria a exigência aos clientes que são servidos por eles e soluções aos problemas da rede de serviços em função do crescimento.
           Os novos  modelos de organização dos serviços públicos, como os serviços de energia elétrica apresentam dois objetivos: a criação de um ambiente competitivo e a  universalização dos serviços a prestação de serviços em todos lugares.
           A prestação de serviços será dirigida em dois tipos de regime publico ou privado onde será prestado, o problema desses regimes é que não há um gestor condutor para avalia a qualidade do pós-serviços, fazendo com que haja uma degradação na qualidade da prestação dos serviços.
           Na segunda seção, relata as características de pós-serviços. As suas características são: todo pós-serviços tem um propósito, uma meta ou busca d uma solução.
           Atores a identificação dos atores é a primeira manifestação de um pós-serviços. Não tem um critério universal de escolha ou identificação e sempre é objetivo.
           Enredamento: define uma estratégia, como e quem irá participar dessa jornada. Define os critérios para pertinência e participação dos atores.
           Resultado do enredamento: relação de como estão inter-relacionados os elementos atores formam a rede e forma.
          Regulamento: é o item mais importante, pois estão todas as dinâmicas e relação de troca entre os elementos sendo mando, material ou transferência.
          São apresentados dois aspectos para o pós-serviços estático (que é conhecido pela configuração assumida junto com sua respectiva estrutura) e dinâmico (conhecido pelo funcionamento entre as partes e a todo como regras  de um jogo).
          Observamos que temos uma condição sine qua non, ou seja, pode haver a existência de rede sem pós-serviços, mas não ao contrario.
       Alguns tipos de pós-serviços são: eficiência energética, rede publica de saúde, abastecimento de água.
        Detalhando e identificando um pós-serviços no caso da rede publica de saúde (é importante que se fale de tudo envolvido e o nível de conhecimento nos conceitos associados): saúde direito a todo cidadãos de um pais.
Com serviços públicos ou privados (hospitais, postos de atendimentos públicos, clinicas particulares).
        As indústrias de pós-serviços podem se caracterizar como uma nova atividade econômica.
        Na terceira seção, relata em algumas tabelas os tipos, a qualidade e quais são as indústrias de pós-serviços.

Tabela I - Indústrias de Pós-serviços

Indústrias de Pós-serviços

Classe

Tipo

Publicas

Privadas

Hibridas

Infra
Estrutura
Habilitação
Edificação
Água
Energia
Transportes



SAAE
Bandeirante
JTU


DETRAN



CESP

Utilidades
Comunicação
Educação
Alimentação
Saúde
Embratel
Etec’s
Colap
SUS
SKY
Anhanguera
Shibata
Internet
SENAI
Sacolão




Sociais
Cidadania
Ajuda
Fraternidade
Desperdício
Energético
Favela/
Bairro

SAAE



Tabela II – Tipos de Organizações

Ente
Sistema Fechado
Sistema Aberto
Ambientais
Tipo
Organizações
Mecanicista
Organizações Orgânicas
Interorganizações
Função
Fornecedores de Bem
Prestadores de bens e serviços
Disponibilizado
De Pós-serviços
Fomentadoras de Resolutos
Propriedade Estrutura
Regulada
Arvores
Adaptativas
Matrizes
Auto-Adaptativas
Redes
Aprendizantes e
Criados campos com atratores
Forma de Dirigir
Gerencias normas e regulamento

Estratégias

Enredamento
Políticas e desenvolvimento
Diretrizes de Ordem Superior
Programas e
Processos
Visão de Futuro
Construção de cenário
Paisagem
Epiginética
Locus
Fabricas
Empresas
Indústrias de rede
Governos
Forma de Ação
Autocracia e
Divisão do
Trabalho
Trabalho de
Equipes
Concessões e contratos de gestão
Cooperação parcerias e acordos
Qualidade
Qualidade Cartesiana
Qualidade
Adjetiva
Qualidade substantiva
Qualidade Verbal
Elementos
Matéria e energia
Matéria energia e informação
Matéria energia informação e conhecimento
Matéria energia
Informação, conhecimento e inteligencia

Tabela III – Qualidade e Pós-serviços

Entidades
Conceito da qualidade
Característica
Dimensão da qualidade
Características
Fundamentais
Indicadores
Associada
Exemplos
Práticos
Produto/ Bens
Produto
Conformidade
Configuração Física
Atendimento da conformidade
Supermercados
Serviços
Serviço
Adequação
Processo
Atendimento
Conformidade
Consultores
Sistemas/ Redes
Pós-serviço
Disponibilidade
Organização e estrutura
Avaliação de impactos
Indústrias de rede
Complexos
Sistêmicos/ Interorganização
Conjunto de pós-serviços
Portfolio de oportunidades
Articulação e
Integração
Contribuição
Social
Governos e Política
Virtual
       ?
          ?
Adhocraticos e Plenos

Corporações
Virtuais mundiais
          Nesta quarta seção, temos a hierarquia que há em vários níveis de qualidade: produto, serviços e pós-serviços, ou seja, é uma parte da evolução da globalização.
          Percebe-se que os conceitos voltados para 1° nível da hierarquia, acabaram focados nos pós-serviços e gerando desenvolvimento de atores políticos que atingiram um bom cargo e continuaram a crescer nos governos. Iniciando assim a preocupação dos funcionários e donos das empresas, com a qualidade de seus produtos, e depois a preocupação com fornecedores e parceiros de produção, distribuição e venda. Criando associações de profissionais são regras de troca segura pelo fluxo das normas de qualidade na produção e perda de um negocio. No 2° nível hierárquico, temos a exigência dos artifiçados e extensão ao âmbito internacional. E o 3° nível hierárquico, onde os governos percebem que os fluxos de oferta e demandas podiam se controlados por meio de mecanismos de rede-infra-estrutura e administração integrada, através de leis, programas e ações governamentais.
           Conhecendo o poder, verifica-se se alguns governos com essa hierarquia. E isso inicia uma construção contraria, dos pós-serviços para barra, e o mais interessante é que o cliente não tem nenhuma participação nisso, sendo que deveria se tudo feito diretamente pra eles. Os critérios de avaliação e de desempenho se remetem apenas ao aumento do poder sobre esses processos, com a justificativa de investir para assegurar mais poder ainda.
           Na quinta seção, relata que agora e mais fácil entender o aumento da degradação do meio ambiente. Os pós-serviços ambientais (manutenção, preservação e prestação de serviços). As normas estão relacionadas aos bens ambientais (arvores, ar, genes, etc.), e está voltada a preservação para o uso industrial. Por isso o discurso de desenvolvimento sustentável das empresas.
           Como proposta para melhoria dessa área, poderíamos definir o que é a qualidade das redes de pós-serviços ambientais o que é a qualidade das redes de pós-serviços ambientais, poderia se falar em eco desenvolvimento
.       Nenhuma agencia de recursos naturais sofreu colapso nos últimos anos. Se isso chegasse a acontecer poderiam virar independentes. Os governos ainda não notaram que o crescimento do todo e não de algumas partes. Pelo governo dar importância a apenas algumas áreas como na Revolução Francesa e achar o povo ignorante, muitas vezes são surpreendidos por uma avalanche de violência e guerra.
         Há varias possibilidades de tais idéias serem, estendidas para os países mais pobres.A China é um exemplo, quer fazer o que ira pra ser feito em 100 anos em algumas décadas. A se entendêssemos iríamos saber o motivo da nossa preocupação, mas lá tem muitas mais pessoas dispostas a trabalhar com pouca remuneração.
         Considerações finais relata a maior dificuldade de formulação e proposta para solução para questões, ambientais, com visão equivocada, usando uma abordagem metodológica também equivocada. Existem dois elementos que leva essa falha, onde o primeiro é o rompimento deliberado de inter-relações  que não podem ser rompidas, e segundo que representa os programas e políticas desalinhadas e desvinculadas entre si, ou seja, falta de integração que  é essa falta de ausência.
         A principal dificuldade de exibir caminhos para resolver problemas ambientais, vem da bagagem cheia de ferramentas, com lógicas e métodos de paradigmas da ciência tradicional, na qual não se livra facilmente. Não se pode resolver o problema no fim do ciclo de morte, velório, enterro e conflitos para descendentes de herança deixadas.
         Uma armadilha que surge na hora de querer se implementar qualquer ação pratica para resolução das questões ambientais, por exemplo, quando julga e prioriza o conjunto de ações por outros critérios, que não é o da integração dos processos ambientais envolvidos, só libera parte dos recursos para solucionar o problema, e com isso a evolução do sistema ambiental esta piorando, e também está desperdiçando os recursos.
          O conceito de pós-serviços responde varias questões facilmente, como a abordagem da sustentabilidade de ecossistema e na gestão. A discussão sobre a meio ambiente atualmente, é necessário utilizar a evolução do conceito de pós-serviços, que provoca nos pensamentos dos futuros investigadores estudioso dessas relações.